Viagem com crianças: saiba os principais cuidados que você precisa ter

Viajar com a família toda é a oportunidade perfeita para estreitar os laços, registrar bons momentos e guardar memórias inesquecíveis. Sair da rotina e passar um tempo de qualidade com as crianças, é uma forma saudável de fortalecer os vínculos familiares.

Essa dose de energia e animação que os pequenos carregam, deixam a viagem ainda mais divertida, porém, exige um planejamento e atenção redobrados para garantir que elas aproveitem tudo da melhor forma, sem deixar os adultos preocupados.

Pensando nisso, preparamos esse post para ajudar você a se organizar com tranquilidade e entender os principais cuidados que precisa ter na sua viagem com crianças. Confira as dicas a seguir e boa leitura!

Planeje a viagem

O primeiro passo para realizar qualquer viagem é o planejamento, e, para quem vai viajar com crianças, esse item torna-se fundamental para evitar estresses e contratempos. Comece organizando seu tempo e orçamento, depois, pesquise sobre o destino desejado, considerando as atrações e passeios voltados para as crianças ou opções que contenham recreação infantil. Assim, os adultos também conseguem se divertir com mais tranquilidade.

Após a escolha do local, é importante também escolher a melhor acomodação para a sua família. Existem hotéis e resorts que oferecem diversas opções de lazer e entretenimento infantil. A dica é escolher lugares que contem com recreadores, salões de jogos, playgrounds e piscinas adequadas para crianças.

Outros fatores importantes para se planejar são: o roteiro da viagem, o meio de transporte para os passeios, a alimentação das crianças e até mesmo você levará na mala. Para se organizar melhor, faça um checklist de tudo que precisa de acordo com cada dia da viagem.

Esteja com a documentação em dia

Independente do local ou do meio que você vai viajar, é fundamental estar com os documentos de identificação de todas as crianças presentes e dos adultos também. Essa documentação precisa estar em dia de acordo com a idade de cada criança e o destino que pretende visitar.

De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), menores de até doze anos podem embarcar em voos domésticos apresentando apenas a certidão de nascimento e para maiores de doze anos, é obrigatória a apresentação do RG, a carteira de identidade.

No caso de embarque em voos internacionais, além desses documentos, é necessário apresentar o passaporte e em alguns países, a carteira de vacinação também é exigida. Exceto em viagens para países integrantes do Mercosul como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai e Peru, sendo requerido apenas o RG.

Converse com a criança

Viagem com crianças sempre gera muitas expectativas, principalmente nos pequenos, que costumam ficar eufóricos com a ideia de conhecer um lugar novo. Mas é importante mantê-las envolvidas no processo e explicar cada etapa até que chegue o dia de viajar.

Explique como será a viagem, quanto tempo irá durar o percurso, cuidados que precisam ser tomados e a grande aventura que as espera. Dessa forma, elas estarão mais preparadas para entender tudo o que vai acontecer durante o trajeto.

Uma boa dica para controlar a ansiedade das crianças até a chegada, é fazer algumas brincadeiras e comemorar cada fase vencida, como uma mala arrumada ou a primeira parada do caminho, se estiverem indo de carro, por exemplo.

Atente-se ao clima local

Antes de partir para a sua viagem em família é importante pesquisar as condições climáticas do local. Por mais que não sejam tão precisas, elas servirão como base do clima que vocês irão encontrar no destino escolhido.

Tente deixar as crianças confortáveis e opte por roupas que estejam de acordo com a temperatura do momento. Se você for para um lugar ensolarado como o litoral cearense, o protetor solar torna-se indispensável para garantir a saúde da pele das crianças e evitar insolação. Outros itens fundamentais para locais mais quentes são camisas UV, chapéus e até as sapatilhas em neoprene para proteção dos pés do calor e atrito com o solo.

Independente do destino, o ideal é levar roupas de calor e de frio. É sempre bom separar algumas peças para manter a criançada bem agasalhada, mesmo que a viagem seja para uma praia ou uma casa de campo no verão. Em viagens com crianças, você precisa se preparar para lidar com imprevistos e as mudanças climáticas entram nessa questão.

Monte um kit de primeiros socorros

Toda viagem com crianças exige alguns cuidados especiais e a famosa farmacinha com medicamentos é essencial durante os dias fora de casa. Curativo, algodão, gaze e soro fisiológico são itens básicos que ajudam se a criança tiver algum ferimento e servem para os pais também. Lenços umedecidos e papel higiênico também são fundamentais para casos de paradas em algum banheiro mal equipado. Ah, não esqueça do repelente!

É importante levar no seu kit de primeiros socorros alguns remédios de uso do dia a dia, e, se a criança fizer uso contínuo de algum medicamento, ele deve ser armazenado em quantidade suficiente para todos os dias da viagem.

No caso de medicações de uso controlado, elas devem estar em suas embalagens originais e acompanhadas da receita médica, com o nome do passageiro e carimbo do especialista. Para viagens de avião, recomenda-se não despachar os remédios essenciais, já que há sempre o risco de sua bagagem ser extraviada.

Cuide da alimentação dos pequenos

A alimentação das crianças durante a viagem precisa ser feita de maneira correta para evitar que elas passem mal ou fiquem doentes. Os pequenos precisam de muita energia para aproveitar os dias de diversão, portanto inclua opções de lanches saudáveis e leves como frutas, cereais e ofereça bastante água.

Ao contrário dos adultos que conseguem segurar a fome, os pequenos tendem a ficar irritados quando passam muito tempo sem comer, por isso, evite mudanças bruscas na rotina de alimentação. Caso seja uma viagem longa, faça paradas ou prepare alimentos para beliscar durante o trajeto, como pipoca e sanduíches naturais. Mas lembre-se sempre de verificar o estado de conservação e validade dos produtos.

Nas viagens para destinos com uma culinária diferente da que vocês estão acostumados, atente-se aos pratos muito condimentados. Se a criança possui alguma alergia, mantenha o cuidado redobrado para evitar as reações graves. O mais seguro, se o cardápio não ajudar, é optar por frutas, alimentos cozidos e itens industrializados mais leves.

Inclua atividades infantis no roteiro

Já citamos aqui que numa viagem com crianças é importante ter passeios e atividades voltadas especialmente para elas. Seja para conhecer uma nova praia ou visitar um museu, pense em como tornar tudo mais lúdico e divertido, incluindo brincadeiras e desafios.

Alguns destinos possuem atrações que são voltadas para toda a família e ao público infantil. Numa viagem ao Beach Park, por exemplo, além dos resorts que possuem entretenimento e lazer durante todo o dia, você ainda pode optar por curtir o parque aquático que fica perto da hospedagem e conta com diversas atrações para adultos e crianças.

Quer saber mais sobre tudo que tem no Beach Park? Acesse nosso site e conheça um clube de vantagens com benefícios exclusivos para você e sua família. Se preferir, clique aqui e fale com um de nossos atendentes.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que a sua viagem com as crianças seja uma experiência incrível para todos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *