6 passos simples para planejar sua viagem do zero

Viajar é sempre bom, mas planejar uma viagem pode ser um grande desafio para alguns, enquanto outros se divertem fazendo todas as etapas do processo. Porém uma coisa é certa para todos: o planejamento é fundamental para que tudo corra bem.

Quando se entende que planejar é o mesmo que economizar, fica mais fácil de fazer o passo a passo da viagem e focar nas prioridades do que deve ou não entrar no seu planejamento. Por isso, é importante levantar algumas questões: Qual destino você quer conhecer? É uma viagem em família ou sozinho? Você quer fazer uma viagem econômica?

Mas calma, você não precisa estar 100% preparado, afinal, imprevistos acontecem. É importante pensar nas diretrizes gerais para que você possa aproveitar o local e ainda ter tempo para relaxar.

Desde a escolha do destino até a compra das passagens, tudo faz parte do planejamento. E se você tem dificuldades ou quer saber como melhorar essa organização, nós vamos te ajudar nessa missão. Continue a leitura e confira 6 passos simples para planejar sua viagem do zero.

1. Escolha o destino da viagem

Este passo pode até parecer óbvio, mas ele é crucial para definir o rumo das próximas etapas de sua viagem. A escolha do destino pode ser mais complicada para quem não tem ideia de onde quer curtir as férias ou até mesmo para quem tem uma longa lista de lugares que pretende conhecer.

É importante levar em consideração alguns fatores na hora de decidir o destino da vez. Aqui, a nossa dica é que você comece pesquisando as variações climáticas e as opções de lazer para toda a família disponíveis no local.

Seja para aquela viagem dos sonhos ou uma oportunidade que surgiu, pense num lugar realmente interessante, onde você tenha tempo e orçamento para conhecer. Avalie o que é mais viável para você em todos os quesitos e quando já tiver decidido, siga os próximos passos para planejar e obter sucesso na sua excursão.

2. Defina um orçamento para a sua viagem

Esse é um dos passos fundamentais no planejamento de uma viagem e que contribuem no controle da economia. Determinar um orçamento é tão importante quanto escolher o destino ou achar boas passagens aéreas.

Aqui a grande tarefa é entender o quanto você precisará gastar e definir um valor base sem comprometer a renda do dia a dia. Se você já tiver uma reserva financeira, terá mais facilidade nesse processo, mas caso não tenha, você poderá partir para o processo de pesquisa para saber o quanto de dinheiro irá destinar para suas férias.

Verifique o preço médio das passagens e hospedagens no local que pretende conhecer, pesquise os valores de restaurantes e outros passeios que deseja fazer, a média de locomoção entre os lugares, e assim, monte o seu orçamento base para a viagem. Você poderá atualizar esse documento de acordo com o período em que for viajar.

3. Selecione o período em que deseja viajar

Outro passo importante na hora de planejar sua viagem é o tempo que você vai ter no destino escolhido. Afinal, existem lugares que têm uma extensão de atividades e se você for daqueles que gosta de aproveitar tudo, poderá se frustrar se não conseguir.

Como falamos acima, é ideal que você faça uma pesquisa climática sobre o destino que irá visitar, assim como o calendário de datas comemorativas e feriados. Todas essas informações vão auxiliar você a decidir o melhor período para viajar, contemplando também, a sua disponibilidade de datas e orçamento.

Pense no período que você e sua família tem disponível para viajar e escolha as melhores datas que se encaixem nesse calendário. Com isso em mente você conseguirá se organizar e ainda economizar tempo e dinheiro.

4. Pesquise o local onde irá se hospedar

A acomodação é um dos itens que mais pesam no orçamento de uma viagem, por isso, pesquisar bem o local onde você irá se hospedar, te fará escolher a melhor opção para caber no seu bolso.

Você pode levar em consideração se quer um lugar bom para descansar ou para agitar, se conectar com a natureza ou explorar os quarteirões ao redor, se prefere resorts com atividades ao ar livre ou um hotel mais simples. Entender essas preferências te ajudará a enxergar qual a hospedagem que melhor atenderá você.

Existem diversos tipos de hospedagens como resorts, hotéis, pousadas e muito mais. Para garantir uma boa escolha, vale pesquisar bem sobre o destino escolhido, além das opções de lazer que vocês poderão encontrar no lugar. Outra boa dica é escolher hospedagens que incluem refeições como café da manhã e jantar. Assim, você ganhará mais tempo para as atividades com a família e até mesmo mais economia.

5. Monte seu roteiro de viagem

Para planejar uma viagem do zero, um dos passos essenciais é montar um roteiro para conhecer melhor o seu destino. E nós não estamos falando de fazer uma tabela gigante com os horários e locais para todos os dias.

Aqui é importante ser objetivo! Defina os principais locais que você deseja conhecer, pesquise os horários de funcionamento, se precisa de bilhete para entrar e qual o valor, se é próximo de onde você estará hospedado.

A nossa dica é que você tenha um itinerário flexível, afinal, sempre surge uma programação ou outra de última hora ou algo que você não sabia. Lembre-se que viajar é se descobrir, conhecer outras pessoas, sensações, culturas e viver novas experiências.

6. Compre as passagens aéreas com antecedência

As passagens aéreas, assim como a hospedagem, se tornam um dos itens mais caros na viagem, por isso, é importante ficar atento para conseguir bons preços. A dica de ouro aqui é: pesquise e compre com antecedência.

Comece a sua pesquisa de preços com quatro meses antes da data de embarque e tente se programar para já fechar a compra. Isso vale tanto para viagens nacionais quanto para internacionais.

Tente não deixar para comprar as passagens na última hora, pois os voos costumam ser bem caros e os assentos mais limitados. Ao se antecipar você terá não só mais economia, como também mais sossego, já que quanto mais perto da data da viagem, mais alto será o valor a ser desembolsado.

Gostou das dicas? Agora é só colocar tudo em prática e se preparar para arrumar as malas! Confira também tudo que rola aqui no nosso blog e aproveite para saber mais sobre o Beach Park Vacation Club, o nosso clube de vantagens que te dá benefícios exclusivos dentro e fora do Beach Park.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *