O que você precisa saber sobre regras de bagagem para viajar tranquilo

As regras de bagagem mudaram e, desde 2017, as companhias aéreas têm uma política diferente quanto ao limite do que é cobrado a mais do passageiro. Isso até hoje gera dúvidas e muitas vezes pode gerar gastos surpresa que podem ser evitados. 

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes sobre essas regras de bagagem. Então fica aqui com a gente até o final antes de arrumar sua mala! 

Regras de bagagem: o que é isso?

As regras de bagagem tem a ver com o peso, tamanho e conteúdo das malas de mão e das malas que são despachadas. Algumas delas são estabelecidas pela ANAC, já outras são das próprias companhias aéreas. 

É por isso que você deve ficar atento: algumas regras são padronizadas, mas outras podem mudar. Por isso, quando escolher, avalie também se a sua bagagem vai gerar um custo extra! 

Regras para bagagem de mão

A bagagem de mão é aquela que você pode levar consigo dentro do avião e tem um limite máximo de peso e tamanho para que possa ser acomodada com segurança durante o trajeto. 

No Brasil, em voos domésticos e internacionais (saindo ou pousando em território nacional), o peso limite para esse tipo de bagagem é de 10 kg. 

Quanto ao tamanho da sua bagagem de mão, para as companhias aéreas brasileiras, o tamanho máximo é de 115 cm (somadas altura, largura e profundidade). Elas devem ter o limite de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura).

O que pode levar na bagagem de mão? 

Além das especificações de tamanho e peso, existem também algumas regras de bagagem sobre o que pode ser levado em cada tipo de mala. 

No caso da mala de mão, por se tratar de um item que viaja diretamente com o passageiro, entende-se que ela seja para transportar itens de valor, como documentos, nécessaires, joias e afins. 

É possível também levar alguns eletrônicos, como notebook, celular, câmera, produtos de higiene pessoal etc. Cuidado com os frascos de aerossol! Em voos nacionais, é permitido embarcar com até quatro frascos de 300 ml cada. 

Em voos internacionais, as regras são mais rigorosas. Neles, é possível levar até 1 L de produtos, que devem ser distribuídos em frascos de até 100 ml cada. 

O que não pode levar na bagagem de mão

Alguns objetos são proibidos de serem transportados na bagagem de mão. Entre eles, estão armas de fogo, objetos cortantes, ferramentas de construção civil e substâncias inflamáveis. 

Regras para bagagens despachadas

A bagagem despachada são as suas malas que excedem o peso e tamanho da mala de mão e devem ir no bagageiro do avião. 

Peso e medida da mala despachada

As bagagens despachadas geralmente excedem as medidas da bagagem de mão e devem ter o máximo de 23 kg. Caso essa medida seja ultrapassada, você pode dividir o peso e, se possível, despachar os itens em outra mala. 

Na maioria das companhias, essas malas são cobradas à parte. Porém, existem alguns pacotes mais exclusivos que já incluem o despacho das  bagagens no valor da passagem. 

Já em voos internacionais, é comum que as companhias aéreas incluam pelo menos o despacho de uma mala no valor total da passagem. 

O que pode levar na mala despachada?

Nesse tipo de bagagem, é possível levar cosméticos ou itens de higiene pessoal em maiores quantidades do que é permitido na bagagem de mão. Além disso, outros itens são permitidos aqui, como lâmina de barbear e utensílios de manicure, por exemplo. 

O que não levar na mala despachada?

Alguns itens são proibidos e podem ficar retidos na vistoria das valas, como itens inflamáveis, radioativos e venenos. Você também pode levar eletrônicos e joias, mas, por serem itens de valor, o recomendado é levá-los com você na bagagem de mão. 

Agora que você sabe mais sobre as regras de bagagem, aproveite para conhecer essas 4 dicas para viajar na pandemia com segurança. Até a próxima! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *