Roteiro de viagem | 5 dicas para montar o roteiro perfeito e conhecer melhor o seu destino

Até para quem é mais experiente, montar o roteiro de viagem pode ser um desafio ou ainda deixar algumas dúvidas persistindo. Além do planejamento da viagem, que é muito importante, montar um roteiro é fundamental para que você consiga aproveitar ao máximo o seu destino e não deixar os pontos mais importantes de fora.

Quem não está acostumado a viajar com frequência pode ter ainda mais dificuldade com esse ponto, principalmente se você é uma pessoa que gosta de organizar tudo nos mínimos detalhes. Nesse caso, o roteiro vai ajudá-lo não só a conhecer os lugares que você mais quer, mas também a otimizar seu tempo e até economizar em alguns momentos, especialmente se você está viajando com toda a família e levando as crianças.

Pensando nisso, neste post listamos 5 dicas importantes para você montar um roteiro de viagem possível que vai ajudar você a organizar melhor os seus passeios e não perder as melhores atrações do destino escolhido. Vamos lá?

1. Escolha a melhor época para a sua viagem

Definido o objetivo da sua viagem, você precisa escolher a época certa para aproveitar tudo o que você planejou.

Se você planejou esquiar, por exemplo, então não pode escolher os meses de verão para fazer as visitas. Se quer ir à praia e aproveitar os dias de sol, então é melhor evitar o inverno e as estações chuvosas.

Leve em consideração o clima do local, principalmente se vai levar as crianças, para planejar as roupas que vai levar e conferir se todas as atrações que você quer conhecer estarão disponíveis para receber visitantes.

Além disso, a época do ano também terá um grande peso no orçamento da viagem: em períodos de alta temporada, as passagens aéreas e a hospedagem costumam ter um aumento no valor.

Se possível, aproveite para viajar na baixa temporada: você economiza bastante e ainda evita filas nas atrações turísticas.

2. Gerencie bem o tempo disponível que você tem

Ao colocar o seu planejamento no papel, a tendência é que você acabe colocando todos os lugares que você quer visitar em horários bem apertados e tente adicionar o máximo de atividades possíveis, superestimando seu tempo e disposição para cumprir essa agenda.

Nesse momento, é importante que você tenha em mente que precisa planejar as visitas que precisa fazer pensando em ter uma folga de tempo entre as atrações.

Isso porque é preciso levar em conta possíveis imprevistos, como trânsito lento, atrasos, filas, refeições e locomoção de um local para outro. Além disso, é importante também que você considere um tempinho para descansar.

Por isso, pense com cuidado em cada momento e considere todas as variáveis. Imagine a cena e sua execução sem pressa, para que você possa curtir o momento.

3. Defina o tipo de transporte que vai usar

Isso é algo que vai te ajudar, inclusive, a definir os roteiros do dia a dia. Isso porque o ideal é que você reserve as atrações mais próximas umas das outras para o mesmo dia, economizando tempo e dinheiro.

Se você vai viajar com crianças, idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção, considere alugar um carro ou optar por serviços de táxi ou carros de aplicativo, como Uber e Cabify.

Não esqueça também de explorar o mapa da região antes de chegar lá, para saber informações de trânsito, ruas etc. Nesse caso, aplicativos como Google Maps e Waze podem ajudar.

4. Escolha os melhores pontos turísticos para visitar

Antes de definir os lugares que você quer visitar, avalie o orçamento que você tem disponível e o perfil dos viajantes. Se há crianças no grupo, talvez um museu muito parado não seja tão interessante. Se há idosos, então talvez atividades muito cansativas, longas caminhadas ou aventuras fiquem fora da lista.

Faça uma pesquisa prévia para saber mais sobre valores para entrada, tempo gasto em filas, horários de funcionamento etc.

Feito isso, procure colocar as atrações mais próximas no mapa para visitar no mesmo dia e programe-se para chegar cedo naquelas que têm filas mais demoradas.

5. Defina a hospedagem de acordo com o objetivo da sua viagem

A escolha da sua hospedagem vai variar de acordo com seu estilo, orçamento e as pessoas que vão acompanhá-lo.

Uma boa opção para quem costuma viajar em família é aderir aos programas de férias, que têm uma ampla rede de hotéis e resorts espalhados pelo mundo, facilitando a escolha da hospedagem.

Em programas como o Beach Park Vacation Club, por exemplo, você tem uma “casa de férias” em vários lugares do mundo todo à sua disposição para viajar todos os anos com a família. Além disso, ainda tem um clube de vantagens que oferece descontos, fazendo com que sua viagem seja ainda mais econômica.

Você pode conhecer mais sobre o Beach Park Vacation Club e garantir diversão e as férias dos seus sonhos. Clique aqui para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *