Seguro viagem é importante? Saiba por que você nunca deve ignorá-lo

seguro-viagem-e-importante-vacation-club-beach-park

Passagens compradas, roteiro planejado, hospedagem reservada. Falta algo mais para as férias? Se você quer fazer tudo isso com segurança, então o seguro viagem é importante, seja qual for o tipo de viagem que você vai fazer. 

Neste artigo, você vai saber mais sobre o seguro viagem e ter dicas importantes de sua importância, como e por que contratar antes de arrumar as malas.

 

O que é seguro viagem?

O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário, enquanto os segurados estão em viagem. 

Ele é também a sua garantia de indenização para várias situações e acidentes que podem acontecer durante o passeio. 

O seguro viagem é válido pelos dias da contratação, que geralmente são os dias que você passará viajando, e dentro das normas de cada contrato. 

É mais comum que os seguros viagem sejam feitos para destinos internacionais, onde os planos de saúde que temos no Brasil não têm validade. 

 

Por que é importante contratar um seguro viagem?

Alguns imprevistos podem transformar a sua viagem em um transtorno, como torcer o tornozelo, fraturar um braço, ter uma intoxicação alimentar, uma reação alérgica… 

Essas são situações a que estamos sujeitos em qualquer lugar, inclusive em viagens, e que sem o atendimento correto, podem causar um problema de saúde grave e transformar as férias dos sonhos em um verdadeiro pesadelo. 

Além disso, os custos médicos em outros países podem ser superiores às despesas da sua viagem. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde não há atendimento de saúde gratuito, uma consulta médica simples pode chegar a USD 500. Além disso, vale lembrar que são poucos os países que oferecem atendimento médico gratuito para estrangeiros. 

Além de garantir a sua segurança e de sua família durante a viagem, o valor para contratar um seguro viagem é bastante acessível. 

 

Seguro viagem é obrigatório?

Com o Tratado de Schengen, vigente em mais de 30 países europeus, tornou-se obrigatória a apresentação do seguro viagem no momento do desembarque nessas regiões. Entre os países que fazem parte desse acordo, estão Portugal, Itália, Alemanha e França, por exemplo. 

Esse seguro deve cobrir os custos médicos e hospitalares em um valor mínimo de 30 mil euros. Um dos motivos para essa obrigatoriedade é garantir que o segurado tenha condição de arcar com eventuais custos médicos durante a sua viagem. 

 

O que o seguro viagem cobre? 

De acordo com o produto escolhido, a cobertura do seguro viagem pode variar. Mas se engana quem pensa que o seguro viagem é importante apenas para despesas médicas e em casos de acidentes. 

As coberturas podem ser para imprevistos mais comuns que possam acontecer na sua viagem, dando mais tranquilidade e segurança em vários. Veja agora as principais pontos que um seguro pode cobrir: 

  • Assistência médica e odontológica com acompanhante no caso de hospitalização prolongada;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Remarcação de passagem para retorno em caso de imprevistos;
  • Traslado médico e funerário, que garante o retorno do viajante ao Brasil em caso de doença, acidente ou falecimento, além de assistência funeral;
  • Indenização no caso de invalidez ou morte;
  • Localização de bagagem extraviada ou indenização para extravio de bagagem;
  • Despesas jurídicas. 

Cada pacote vai depender do seu tipo de viagem, duração e destino. O que significa que o cliente pode personalizar e escolher o plano perfeito para sua viagem. 

 

Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?

É comum que os dois serviços sejam chamados de seguro viagem, mas existem algumas diferenças para as quais você deve se atentar antes de fechar o contrato. A principal diferença prática está em quem pagará pelo serviço quando ele for utilizado. Entenda:

  • Seguro viagem: o viajante paga as despesas do seu próprio bolso e, em seguida, pede o ressarcimento das despesas à seguradora, respeitando os limites dos valores estabelecidos no contrato. A vantagem dessa modalidade é poder escolher o local onde será atendido, mesmo que não faça parte da rede conveniada do seguro. No entanto, esse tipo de seguro é mais burocrático.  

 

  • Assistência viagem: o atendimento é totalmente coberto pela seguradora, dentro dos limites previstos no contrato. Nesse caso, o segurado deve entrar em contato com a seguradora antes de receber o atendimento. Dessa forma, o viajante recebe a indicação do local onde será atendido. 

Na prática, a maioria das seguradoras já oferece as duas modalidades no mesmo pacote, assim, você fica coberto de toda maneira. Por isso, é importante estar atento aos tipos de cobertura na hora de assinar o contrato para não passar por apertos depois. 

 

Como contratar um seguro viagem? 

Você pode contratar o seu seguro viagem de várias formas: em empresas especializadas em seguro, pelo seu banco, diretamente com a companhia aérea em que vai viajar, no site onde a compra da passagem foi realizada, em agências de turismo ou na sua operadora de cartão de crédito

É bem simples de contratar e a maioria pode ser feita diretamente pelo site das empresas ou pelo telefone, no momento da contratação da viagem, sem burocracia. 

Vale lembrar que o seguro de viagem não deve ser considerado apenas em viagens internacionais. O serviço também pode ser contratado para viagens dentro do Brasil e pode ser uma boa alternativa caso o seu plano de saúde não tenha cobertura no estado que você irá visitar. Leve em consideração também as outras coberturas em viagens nacionais, como extravio e localização de bagagem, indenização e despesas jurídicas.  

 

Gostou de saber mais sobre o seguro viagem? Então aproveite para deixar o seu comentário e compartilhar este post nas suas redes sociais! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *