5 dicas para alugar carro em viagens

alugar-carro-vacation-club

Planejar uma viagem envolve muitos detalhes e etapas. Se você vai viajar com a família e quer fazer um roteiro de viagem mais longo, então alugar carro pode ser uma opção a considerar. 

Se você está considerando alugar um carro para aproveitar a sua viagem com mais liberdade, separamos 5 dicas importantes que vão te ajudar a fazer a melhor escolha e não ter dores de cabeça e imprevistos, seja no Brasil ou em viagens internacionais. 

Faça sua reserva com antecedência

Depois de decidir que vai alugar carro na sua viagem, o primeiro passo é fazer a reserva do veículo. Não deixe isso para quando chegar no destino. Isso evita que você pague mais caro ou que não tenha disponibilidade do carro que você procura. 

Ao fazer a reserva, escolha o horário em que irá pegar o carro, garantindo assim que ele vai estar pronto para você seguir viagem logo que chegar ao seu destino.

Outra vantagem de alugar carro com antecedência é que, caso o carro escolhido não esteja disponível quando você for pegá-lo, você ganha um upgrade sem custo adicional.

Escolha o carro ideal para o seu tipo de viagem

Alguns detalhes devem ser levados em consideração quando você for escolher o carro que vai alugar.

Atente-se para o número de pessoas que vão viajar, a quantidade de bagagem que estão levando, a distância que você irá percorrer e também o tipo de estrada que será percorrido.

Analise como vai ser a sua viagem antes de escolher o carro que mais combina com ela. Carros comuns, com  mais lugares, com bagageiro grande, SUV, caminhonete 4×4…

Nem sempre o carro mais barato é o que oferece o melhor custo-benefício, especialmente em viagens longas. 

Certifique-se se o aluguel é por quilômetro ou por dia 

O tipo de cobrança que será feito na locação atenção redobrada! Geralmente existem duas opções: com um limite de quilômetros rodados ou por diária. 

Na modalidade de quilometragem, caso o usuário ultrapasse o limite, será necessário pagar a mais por isso. Já na opção de alugar carro e pagar por diária, que costuma ser um pouco mais cara, não há restrições de quilometragem.

Por isso, antes de alugar carro para viajar, avalie seu roteiro e que distância vai percorrer para conseguir a opção mais vantajosa.

Verifique se o carro tem seguro 

No Brasil, não é comum que as locadoras entreguem o carro alugado já com o seguro, diferentemente das locadoras no exterior. 

Na maioria dos casos, o que ocorre é o pagamento de uma taxa que isenta o usuário da responsabilidade por possíveis sinistros. 

Por isso, leia bem o contrato para saber quais imprevistos estão cobertos pela locadora antes de assinar. Se possível, vale a pena incluir o seguro e viajar tranquilo. 

Fique atento à inspeção do veículo 

Antes de sair da locadora, é necessário fazer a inspeção do veículo com um colaborador da empresa. Ele vai checar avarias na pintura, arranhões, funcionamento de vidros, travas, alarme, ar-condicionado etc. 

Nesse momento, confira junto a ele se está tudo certo com os pneus, estepe e até com as ferramentas para troca de pneu e sinalização. 

O que não estiver em perfeito estado deve ser registrado na ficha de entrega do veículo. Certifique-se de levar uma cópia para que nada seja cobrado indevidamente no ato da devolução do carro.

 

Agora que você já sabe como alugar carro sem passar por dores de cabeça, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também possam ver essas dicas! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *